

Estudantes “abraçam” escola e buscam novos desafios
Projeto oferece uma opção diferente no aprendizado e envolve mais de 600 alunos da escola Otávio Martins de Souza
Uma ação diferenciada, promovida por professores da escola Otávio Martins de Souza, reuniu mais de 600 alunos no início da tarde de ontem. O objetivo é que os estudantes do ensino médio e fundamental acolham as propostas de ensino, avançando cada vez mais num aprendizado moderno e real, ressaltou a professora Maria Sueli Luques Baldoíno. “Trata-se de uma nova proposta e que os frutos estão sendo obtidos com o envolvimento de professores, coordenadores, direção e os próprios pais”. A ideia é propor, além da teoria do currículo,as ações em oficinas, ressaltou o professor Adriano Henrique de Oliveira.Ele disse que o projeto Game SuperAção, promovido pelas escolas de período integral de Franca e região, através do Instituto Airton Senna, propõe ações diferenciadas e que envolvem muitas pessoas em torno do aprendizado escolar. No game, os jovens são convidados a percorrer um caminho como protagonistas, ou seja, são sujeitos de suas próprias ações. O programa os leva a conhecer um mundo diferente, no qual podem viajar e conhecer seus interesses como leitores autônomos, participar e colaborar com os colegas e professores, analisar e interpretar dados e informações e ainda fazer parte de um todo a escola.Para a professora Priscila Cintra Neves, é possível encontrar no projeto os quatro pilares da educação, no qual o jovem é visto como solução e não como problema, sendo assim, acreditando no seu futuro, pois trabalha o ser, conhecer, fazer e o conviver, e desta maneira estará pronto para o mercado de trabalho, e para ser um jovem do século 21.“Por isso abraçar a causa, ir todos juntos, colocar a mão na massa (obra), desfrutar das conquistas e estar prontos para um novo desafio foi um alerta aos jovens estudantes, já que jovem não é problema, jovem é solução”, observou. Na defesa da escola pública e no avanço do aprendizado, os professores envolvidos no projeto são Adriano Henrique Oliveira, Gustavo Henrique Bernardes, Luciano Ap. Ferreira de Castro, Maria Sueli Baldoíno e Priscila Cintra Neves, com apoio do coordenador pedagógico Dácio Batista, da diretora Elza Trevizani Secco e Pedro Paulo Cardoso Balieiro (vice-diretor) foram envolvidos na tarde de ontem. A mobilização do corpo docente, estudantes e pessoas da sociedade foi reservada justamente para que fosse mostrado a importância de ser um gamista, tendo eles o privilégio de fazerem parte de um projeto no qual eles participam, elaboram, organizam e executam seus projetos de melhoria na escola.Adriano de Oliveira explicou que ser um protagonista é ter em mãos a sede de mudança e da criação. Com tudo isto os alunos poderão mostrar o valor que a leitura tem para com a aprendizagem deles, aumentando os conhecimentos, a imaginação, na qual podem viajar e buscar novos ideais. “Com esta mobilização os alunos que ainda não participam do projeto terão a oportunidade de conhecer um pouquinho o que é o Game Superação Jovem, no qual foi possível resgatar valores e costumes de alguns jovens, que muitas vezes se perdem e não conseguem encontrar o caminho de volta, deixando para trás seus sonhos, seus objetivos”, disse.Maria Sueli Baldoino ressaltou que com o projeto muitos deles poderão perceber o quanto são importantes para a sociedade e capazes de realizarem coisas que talvez para alguns estejam ainda muito distantes.
Projeto oferece uma opção diferente no aprendizado e envolve mais de 600 alunos da escola Otávio Martins de Souza
Uma ação diferenciada, promovida por professores da escola Otávio Martins de Souza, reuniu mais de 600 alunos no início da tarde de ontem. O objetivo é que os estudantes do ensino médio e fundamental acolham as propostas de ensino, avançando cada vez mais num aprendizado moderno e real, ressaltou a professora Maria Sueli Luques Baldoíno. “Trata-se de uma nova proposta e que os frutos estão sendo obtidos com o envolvimento de professores, coordenadores, direção e os próprios pais”. A ideia é propor, além da teoria do currículo,as ações em oficinas, ressaltou o professor Adriano Henrique de Oliveira.Ele disse que o projeto Game SuperAção, promovido pelas escolas de período integral de Franca e região, através do Instituto Airton Senna, propõe ações diferenciadas e que envolvem muitas pessoas em torno do aprendizado escolar. No game, os jovens são convidados a percorrer um caminho como protagonistas, ou seja, são sujeitos de suas próprias ações. O programa os leva a conhecer um mundo diferente, no qual podem viajar e conhecer seus interesses como leitores autônomos, participar e colaborar com os colegas e professores, analisar e interpretar dados e informações e ainda fazer parte de um todo a escola.Para a professora Priscila Cintra Neves, é possível encontrar no projeto os quatro pilares da educação, no qual o jovem é visto como solução e não como problema, sendo assim, acreditando no seu futuro, pois trabalha o ser, conhecer, fazer e o conviver, e desta maneira estará pronto para o mercado de trabalho, e para ser um jovem do século 21.“Por isso abraçar a causa, ir todos juntos, colocar a mão na massa (obra), desfrutar das conquistas e estar prontos para um novo desafio foi um alerta aos jovens estudantes, já que jovem não é problema, jovem é solução”, observou. Na defesa da escola pública e no avanço do aprendizado, os professores envolvidos no projeto são Adriano Henrique Oliveira, Gustavo Henrique Bernardes, Luciano Ap. Ferreira de Castro, Maria Sueli Baldoíno e Priscila Cintra Neves, com apoio do coordenador pedagógico Dácio Batista, da diretora Elza Trevizani Secco e Pedro Paulo Cardoso Balieiro (vice-diretor) foram envolvidos na tarde de ontem. A mobilização do corpo docente, estudantes e pessoas da sociedade foi reservada justamente para que fosse mostrado a importância de ser um gamista, tendo eles o privilégio de fazerem parte de um projeto no qual eles participam, elaboram, organizam e executam seus projetos de melhoria na escola.Adriano de Oliveira explicou que ser um protagonista é ter em mãos a sede de mudança e da criação. Com tudo isto os alunos poderão mostrar o valor que a leitura tem para com a aprendizagem deles, aumentando os conhecimentos, a imaginação, na qual podem viajar e buscar novos ideais. “Com esta mobilização os alunos que ainda não participam do projeto terão a oportunidade de conhecer um pouquinho o que é o Game Superação Jovem, no qual foi possível resgatar valores e costumes de alguns jovens, que muitas vezes se perdem e não conseguem encontrar o caminho de volta, deixando para trás seus sonhos, seus objetivos”, disse.Maria Sueli Baldoino ressaltou que com o projeto muitos deles poderão perceber o quanto são importantes para a sociedade e capazes de realizarem coisas que talvez para alguns estejam ainda muito distantes.